dsdsdsdsdsd
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon

Embarques Especiais

Transporte de animais vivos, cargas perecíveis (como plantas e alimentos industrializados), vacinas, jornais e revistas e restos mortais. As instruções a seguir atendem às definições do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).​

 
Veja abaixo se esta é a melhor opção para você
 
Faça a cotação
do serviço
 
Entre em contato com a unidade mais próxima
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Veja quais são os itens transportados e não transportados

  •  

    Animais vivos

    Conheça os critérios para o transporte de animais vivos pela Gollog. Veja ainda os documentos e as embalagens que você deve providenciar para o envio.

    Saiba mais
  •  

    Restos mortais

    Conheça as regras de envio e a documentação obrigatória para o transporte de restos mortais em urnas funerárias, cinzas ou ossadas.

    Saiba mais
  •  

    Perecíveis

    Flores, plantas, alimentos, peixes congelados e frutos do mar são exemplos de cargas perecíveis que têm regras específicas de transporte.

    Saiba mais​
Animais vivos
 
Quem pode

O transporte aéreo de cães e gatos pode ser realizado na cabine de passageiros, desde que o peso não ultrapasse 10 kg e que o pet esteja acompanhado do proprietário. Outras espécies de animais podem ser transportadas apenas pela Gollog. Para mais informações sobre o transporte através da cabine de passageiros clique aqui.

 
Acima de 10 kg

Se a soma do peso do animal com o kennel ultrapassar 10 kg, o transporte pode ser feito via Gollog. Importante: a GOL não transporta algumas raças de cães e gatos*.

 
Reserva antecipada

Para enviar via Gollog é necessário realizar a reserva com antecedência a data do embarque através do telefone 0300.101.2001. O atendimento é realizado de segunda a sábado das 06h00 às 20h00.

 
Dimensões

As dimensões da caixa de transporte deverão estar de acordo com o tamanho do animal.
Confira os requisitos:

  • Altura: deve permitir que o animal permaneça parado com sua cabeça erguida normalmente.
  • Comprimento: deve permitir que o animal se estenda completamente.
  • Largura: Deve permitir que o animal gire dentro da caixa.
 
Documentação

Voos nacionais

Em voos nacionais dentro do Brasil, além do certificado veterinário, o atestado sanitário (válido por 10 dias após a data de emissão) e carteira de vacinação (obrigatória para animais a partir de três meses de idade), são obrigatórios para o embarque. O atendimento pode ser realizado para pessoa física ou jurídica.

Viagens para Fernando de Noronha: necessário solicitar autorização prévia à Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha – DECRETO DISTRITAL Nº 019/2004, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fernando de Noronha pelo telefone(81) 3619 - 0810.

Viagens para Carajás: necessário solicitar autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio no endereço: Escritório do ICMBio em Parauapebas. Rua J, 202 Bairro União. Parauapebas-PA. CEP 68515-000 e enviar os documentos originais: identificação oficial com foto do titular da passagem aérea, atestado de saúde do animal, emitido por veterinário e carteira de vacinação do animal.

Voos internacionais

A documentação para voos internacionais varia de acordo com o país de destino. Para saber quais são os documentos exigidos no país que você vai visitar, acesse o site do Ministério da Agricultura ou consulte diretamente o consulado do país em questão.

A Gollog não atende pessoa física diretamente no transporte de cargas internacional, será necessário contratar um despachante aduaneiro ou um Agente Alfandegado, reconhecido pela Receita Federal. Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente Gollog: 0300.101.2001.

Confira abaixo os documentos necessários para o transporte:

  • Carteira de vacinação atualizada e assinada pelo médico veterinário, com vacina antirrábica, etiqueta da vacina com informações sobre o laboratório, tipo da vacina e número da ampola utilizada**.
  • A vacina antirrábica é obrigatória para animais com mais de 90 dias. Ela deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de um ano da data de embarque.
  • Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido gratuitamente pelo Posto de Vigilância Agropecuária Internacional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos aeroportos internacionais, tem como objetivo garantir o cumprimento das condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional de animais até o país de destino. A validade varia conforme as regras de cada país. Para adquirir o CZI em São Paulo você pode se dirigir ao Aeroporto de Guarulhos (Setor Ministério da Agricultura, Serviço de Sanidade Animal. Telefone: 11 2445-3683.
  • Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos é um documento oficial, emitido pelo Ministério brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), utilizado para o trânsito nacional e internacional desses animais. Esse passaporte proporcionará maior agilidade e segurança zoossanitária no desembaraço de cães e gatos nas viagens internacionais. Ele reúne uma série de documentos e informações exigidos em diferentes destinos e pode ser utilizado para os países que o aceitam. Consulte mais informações no site do Ministério da Agricultura.
  • Atestado de saúde feito por um médico veterinário, com informações de raça, nome, origem do animal, pedigree (se houver), estado geral e nome do proprietário (qualificação completa).
Recomendações gerais

Confira abaixo algumas recomendações de transporte para todos os tipos de animais vivos (AVIH). Não deixe de verificar as regras específicas para a modalidade escolhida, além da documentação necessária.


Sobre a caixa de transporte (kennel) de animais vivos:

  • Para o bem-estar do seu pet, deve possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que ele se acomode confortavelmente e não cause dano a si próprio;
  • O kennel rígido deve ser de fibra ou plástico resistente, impedindo a saída do animal (kennels de madeira, palha ou de outros materiais não serão aceitos para embarque de animais);
  • Ter pequenas aberturas laterais para entrada e circulação de ar;
  • Ter fechos que evitem abertura acidental, interna ou externamente;
  • O piso interno deve ser revestido ou provido de um material que absorve urina e fezes, evitando vazamentos durante o transporte;
  • Deve estar identificada com nome, endereço, telefone do cliente;
  • A GOL deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando doenças ao próprio animal e a terceiros;
  • Lembrando que não recomendamos a sedação do AVIH e que o animal deve estar limpo e saudável;
  • Parte dianteira aberta de cima a baixo, coberta com grade ou rede. Na parte posterior, deve ter orifícios de ventilação apenas na parte superior, assim como nos outros lados, esses orifícios (com 2,5 cm de diâmetro) têm o objetivo de permitir a circulação do ar.

* A GOL não transporta no compartimento de cargas cães e gatos de focinho curto (braquicefálicos), por conta das características de seu sistema respiratório. Confira as raças que não são permitidas:
Cães: Bulldog (todas as suas derivações), Pug (todas as suas derivações), boston terrier, boxer, Affenpinscher, Dogue de Bordeaux, Griffon de Bruxelas, Chow Chow, Pequinês, Cavalier king charles spaniel, lhasa Apso, Mastim (todas as suas derivações), shih tzu entre outros.
Gatos: Persa, Burmês, Exótico e Himalaio.
** Não aceitamos comprovante de vacinação de campanha de rua, já que o documento não apresenta composição da vacina, carimbo e assinatura do médico veterinário.

Restos Mortais

Conheça as regras de envio e a documentação obrigatória para o transporte de restos mortais em urnas funerárias, cinzas ou ossadas.

  1. Para o envio de restos mortais pela Gollog, o pagamento é feito sempre na origem e à vista.
  2. A urna funerária deve ser caixa ou recipiente de madeira com, no mínimo, 30 mm de espessura, forrada internamente com zinco.
  3. Cinzas e ossadas precisam ser transportadas em caixas próprias, geralmente de madeira, fornecidas pela funerária.
  4. Quando o trecho exigir conexão e/ou troca de aeronave, as cargas passam por conferência em nossos terminais de cargas e podem não seguir no mesmo voo que o passageiro.
Documentação necessária
  • Atenção: você deve apresentar todos os documentos originais com três cópias de cada
  • Documento de identidade do responsável pelo despacho, que pode ser alguém da família do morto ou um responsável legal
  • Documento de identidade da pessoa falecida (expedida por órgão de segurança pública ou outro com mesmo efeito legal)
  • Certidão de óbito (expedido por um cartório de registro civil)
  • Autorização para a remoção de restos mortais humanos (expedido por órgão de segurança pública)
  • Ata de Procedimento de Conservação de Restos Mortais (laudo de embalsamento) feita por um técnico e supervisionada e aprovada por um médico
  • Ata de Exumação emitida pela instituição prestadora do serviço e assinada por profissional competente quando se tratar de transporte de restos mortais humanos exumados (corpos desenterrados)
  • Ainda tem dúvidas? Ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente Gollog (0300 101 2001)

Clique aqui e leia as Normas para Transporte de Restos Mortais Humanos, da Resolução RDC nº 33, de 12 de julho de 2011, da ANVISA

Perecíveis

Flores, plantas, alimentos, peixes e frutos do mar são exemplos de cargas perecíveis que têm regras específicas de transporte.

  1. São considerados produtos perecíveis aqueles que sofrem deterioração, decomposição ou morte
  2. Peixes congelados, crustáceos e demais pescados exigem cuidados especiais (veja abaixo)
  3. Os produtos precisam estar acomodados em embalagens apropriadas
Antes do embarque
  • O transporte só é realizado se a carga tiver prazo de validade de, no mínimo, 48 horas, declarado na data de embarque, em papel timbrado da empresa
  • Seguindo o regulamento de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Gollog inspeciona o conteúdo das cargas para assegurar as boas condições de suas embalagens
  • Ainda tem dúvidas? Ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente Gollog (0300 101 2001)
Pescados
  • Os perecíveis que precisam de controle de temperatura (como peixes congelados, crustáceos e demais pescados) devem ser colocados em embalagens à prova de vazamentos, abertura acidental e mau cheiro
  • O produto também precisa estar embalado internamente em saco plástico à prova de vazamento
  • O gelo para a conservação dos pescados deve ser levado em sacos plásticos isolados do produto ou ser em forma de gel
  • Caso a embalagem seja inadequada e haja risco de dano ao veículo ou às demais cargas, a Gollog pode negar o transporte
  • Atenção à documentação necessária para o embarque da carga: nota fiscal do produto e certificado sanitário emitido pelo Ministério da Agricultura

Ainda tem dúvidas? Ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente Gollog (0300 101 2001)

  •  

    Artigos perigosos

    Saiba quais são os artigos considerados perigosos que a Gollog pode transportar.

    Saiba mais
  •  

    Bandas

    Transportamos instrumentos musicais, cases e outros materiais necessários para a produção de eventos e shows.

    Saiba mais
  •  

    Itens restritos

    Conheça os objetos, substâncias e encomendas que não podem ser transportados pela Gollog por questão de segurança.

    Saiba mais
Artigos Perigosos
  1. Estamos homologados pela ANAC para o transporte de artigos considerados perigosos conforme definição da ONU (Organização das Nações Unidas).
Conheça as 9 classes:
  • Classe 1 – Explosivos
  • Classe 2 – Gases
  • Classe 3 - Líquidos inflamáveis
  • Classe 4 - Sólidos inflamáveis
  • Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos
  • Classe 6 – Substâncias tóxicas e infecciosas
  • Classe 7 – Material radioativo
  • Classe 8 – Corrosivos
  • Classe 9 - Diversos (miscelâneos)

Para dúvidas e informações sobre nossos procedimentos, entre em contato com a unidade mais próxima de você ou através do DRC (0300 101 2001).

Bandas

Transportamos instrumentos musicais, cases e outros materiais necessários para a produção de eventos e shows.

  1. Na Gollog, bandas ou grupos teatrais podem transportar, com urgência, grande quantidade de equipamentos eletrônicos e sonoros, frágeis, pesados e com dimensões elevadas
  2. Para o embarque em voos nacionais, os equipamentos devem ser apresentados com até 3 horas de antecedência
  3. Para o embarque em voos internacionais, os equipamentos devem ser apresentados com até 3h30 de antecedência
Itens restritos

Conheça os objetos, substâncias e encomendas que não podem ser transportados pela Gollog por questão de segurança.

  1. Artigos ou substâncias que oferecem riscos às pessoas ou ao meio ambiente como isqueiros, fogos de artifício, botijões de gás e fósforos
  2. A Gollog também não aceita joias, obras de arte, dinheiro, entre outros itens de valor. Eletrônicos usados ou seminovos são embarcados só para conserto declarado; novos precisam de nota fiscal
Cargas valiosas não transportadas
  • Ouro (refinado ou não) e objetos feitos total ou parcialmente de ouro (Ilustração: símbolo químico do ouro)
  • Platina, metais contendo platina (como ruthenium e osium) e objetos feitos total ou parcialmente de platina
  • Prata, metais contendo prata e objetos compostos totalmente ou parcialmente por prata
  • Títulos e certificados de títulos, cheques, cheques de viagem, saques e ordens de pagamento
  • Bilhete de loteria, notas promissórias e ações ao portador
  • Selos e estampilhas (Ilustração: selo)
  • Apólices de seguros, instrumentos ou contratos (negociáveis ou não) representando dinheiro, objetos de arte, coleções, esculturas e quadros, cartões bancários e telefônicos
  • Cautela, senha representativa de uma quota-parte em bilhete de loteria e senha representativa de objeto penhorado
  • Pedras preciosas e semipreciosas, joias com diamante, rubi, esmeralda, safira, opala, pérola (inclusive as cultivadas)
  • Dinheiro e valores em espécie
  • Vale transporte, vale refeição e vale alimentação
​​​​​​​
​​

Agora que já sabe as informações sobre embarques especiais faça uma cotação!

Clique aqui
​​​​
​​

Veja também

  •  

    Expressos

    Transporte urgente de cargas e encomendas, com prioridade de embarque e opções de entrega em domicílio e aeroporto (ou retirada em aeroporto).

    Saiba mais
  •  

    Standard

    Transporte de cargas e encomendas com maior prazo de entrega (ou retirada no aeroporto) e baixo custo. Ideal para grandes volumes.

    Saiba mais
  •  

    Internacional

    Envio e recebimento de cargas e encomendas para (e de) outros países, realizado por meio de agentes credenciados pela Gollog.

    Saiba mais
​​​​​

Está com dúvidas?

Clique aqui ​ou ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente Gollog: 0300 101 2001

​​​