Perguntas Frequentes

1. Quais os serviços e prazos oferecidos pela GOLLOG?

A GOLLOG possui os serviços de transporte de cargas listados abaixo:

GOLLOG URGENTE:

Criado para transporte urgente de cargas e encomendas gerais, com prioridade de embarque e desembarque. Ideal para quem precisa de atendimento imediato. O prazo para envio é de 1 dia útil, podendo ser alterado de acordo com a rota e disponibilidade de voos.

GOLLOG RÁPIDO:

Criado para envio rápido de cargas e encomendas gerais. Ideal para quem busca agilidade! O prazo para envio é de 2 dias úteis, podendo ser alterado de acordo com a rota e disponibilidade de voos.

GOLLOG ECONÔMICO:

Ideal para quem busca segurança e baixo custo, é o serviço de transporte econômico de cargas e encomendas gerais. O prazo para envio é de até 15 dias úteis, podendo ser alterado de acordo com a rota e disponibilidade de voos.

GOLLOG CHEGOL:

É um serviço que une velocidade, praticidade e simplicidade. Ele já vem com uma caixinha que mede 35 x 30 x 10 cm e nós levamos o que couber nela, sem a necessidade de pesar o produto.

GOLLOG ANIMAIS:

Criado para garantir um transporte rápido e seguro para o seu bichinho, de um aeroporto ao outro. É necessário realizar a reserva com, no mínimo, 48 horas de antecedência da data do embarque. Para conhecer todas as regras, documentos e embalagens que você deve providenciar para o envio, acesse a página do serviço.

GOLLOG FUNERÁRIA:

É a nossa solução logística para o transporte de restos mortais humanos. Por ser um transporte delicado, e que também mexe com o aspecto emocional, o manuseio é feito com ainda mais cuidado. Embarque e desembarque prioritário, liberando em até 2h após a aterrissagem. Necessário realizar a reserva para embarque.

GOLLOG E-COMMERCE:

Criado exclusivamente para atender o comércio eletrônico. Consiste em um pacote de benefícios especialmente customizados à sua necessidade, a fim de proporcionar ainda mais agilidade às entregas, aperfeiçoando o sistema de logística das empresas que operam com venda e distribuição de encomendas porta a porta.

GOLLOG SAÚDE:

Criado para transportar fármacos, vacinas, materiais biológicos, equipamentos hospitalares e exames laboratoriais, com todo cuidado e rapidez que esses produtos requerem. Prazo de até 1 dia útil, com redução do tempo em ambientes com temperatura não controlada. Prioridade número 1 de embarque e desembarque.

GOLLOG INTERNACIONAL:

É a nossa solução logística para envio e recebimento de cargas e encomendas internacionais. Temos equipe dedicada para acompanhar seu envio, com proximidade, agilidade e qualidade de serviços. Conte com nossos serviços de importação ou exportação, trânsito aduaneiro e remessas expressas para seus envios.

 

2. A GOLLOG realiza coleta e entrega?

Saiba mais

Para a maioria dos serviços sim! Basta escolher aquele que mais se encaixa na sua necessidade. Para verificar quais são os valores de coleta, é necessário entrar em contato com uma das unidades GOLLOG e realizar uma cotação. Para verificar valor de entrega, pode realizar uma cotação on-line, clicando aqui!

Apenas os serviços GOLLOG ANIMAIS e GOLLOG FUNERÁRIA não oferecem
essa opção.

 

3. Como realizar a cotação de um transporte?

Saiba mais

Você pode realizar a cotação e pré-emissão direto em nosso site, clique aqui e aproveite essa facilidade.

Se preferir pode entrar em contato com Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG pelo telefone: 0300-1-465564 ou e-mail crc.cargas@voegol.com.br.

Ou ainda falar com a unidade GOLLOG mais próxima a você. Clique aqui e verifique os contatos disponíveis.

 

4. Como verificar o status de transporte de minha carga?

Saiba mais

Você pode efetuar o rastreamento direto em nosso site, clique aqui e aproveite essa facilidade.

Se preferir pode entrar em contato com Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG pelo telefone: 0300-1-465564.

Ou ainda falar com a unidade GOLLOG de origem ou destino. Clique aqui e verifique os contatos disponíveis.

 

5. O que posso transportar com a Gollog?

Saiba mais

Com a Gollog, você pode transportar desde um simples documento a outros tipos de mercadorias, como: artesanatos, eletrônicos, animais vivos, medicamentos, alimentos, restos mortais humanos, objetos frágeis, entre outros.

Você pode consultar com o GIL ou ver todos nossos serviços, clicando aqui!

Se preferir pode entrar em contato com Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG pelo telefone: 0300-1-465564.

Ou ainda falar com a unidade GOLLOG mais próxima. Clique aqui e verifique os contatos disponíveis.

atenção
Atenção: A Gollog não transporta veículos, documentos de identificação pessoal (RG, CPF, etc.), equipamentos considerados linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e secar), objetos de valor (como joias), armas de qualquer tipo e munições. Verifique as restrições, clicando aqui!

 

6. Qual o limite de peso para o transporte?

Saiba mais

O limite de peso varia conforme o produto. Para volumes acima de 180 kg, entre em contato com uma unidade mais próxima e verifique a disponibilidade antes de solicitar o embarque/coleta.

Você pode consultar todos nossos serviços, clicando aqui!


 

 

7. O que é minuta de despacho?

Saiba mais

A minuta de despacho é o documento de despacho da carga, onde constará informações de remetente, destinatário, etc. Ela é fornecida pela GOLLOG no momento do embarque e deve ser preenchida em duas vias, sendo que uma ficará com o transportador, arquivada junto a via do conhecimento aéreo (CTE), e a segunda pode ser entregue ao remetente.

Se preferir, você pode preencher a minuta de forma on-line, basta clicar aqui e seguir o passo a passo do site.

Outra opção é fazer o download do arquivo para preenchimento manual através do GIL, escolhendo a opção “Minuta de Despacho” do menu.

 

8. Como realizo o transporte de animais com a GOLLOG em trechos nacionais?

Saiba mais

GOLLOG Animais é a solução da GOLLOG para transporte de animais.

Os procedimentos para aceitação e transporte de animais vivos (AVI) seguem os regulamentos internacionais, regras de entidades brasileiras de defesa dos animais e as políticas comerciais e operacionais da GOL. A GOLLOG segue todas as orientações do manual Live Animals Regulations (LAR) publicado pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

A Lei de Crimes Ambientais considera crime contra a fauna a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. No caso específico de fauna silvestre, entende-se como autoridade competente o IBAMA. A manutenção de animais silvestres em cativeiro também é considerada crime se a origem dos bichos não estiver devidamente documentada por meio de nota fiscal emitida pelo comerciante ou pelo criadouro que tem autorização do IBAMA para reproduzi-los em cativeiro. Portanto, em caso de transporte de animais silvestres em contexto de atividade comercial, é obrigatória a apresentação de nota fiscal.

Nesta nota fiscal, devem constar o nome científico e popular do bicho e o tipo e número de identificação individual do animal (que pode ser uma anilha fechada e/ou um microchip).

Animais vivos são transportados em um compartimento especial na aeronave e possuem prioridade de embarque caso o cliente solicite a reserva com 48 horas de antecedência ao embarque, por meio da Central de Relacionamento com o Cliente. Mas, atenção: não são feitas reservas para o transporte de animais vivos
aos finais de semana e feriados.

Reserva é a garantia de espaço para o transporte do animal como carga, sendo de caráter obrigatório em vista da política operacional da GOL.

Não está disponível o serviço de coleta e entrega em domicílio de animais vivos.
Para mais informações, clique aqui e confira a página GOLLOG Animais!

 

9. Qual é a documentação necessária para o transporte de animais?

Saiba mais

A documentação depende da espécie e idade do seu animal.
O animal deve ser apresentado em até 2 horas antes do voo nacional e 2 horas e 30 minutos antes do internacional. A documentação correspondente ao tipo de animal deve estar preenchida conforme o estabelecido pelos órgãos competentes e pelos critérios determinados pela GOL. Veja abaixo a documentação necessária:

Voos domésticos:

Documentação

Descrição

Espécie de animal

Validade

Atestado Veterinário (sanitário)

Deve constar que o animal está em boas condições de saúde e apto a viajar.

Todos os animais. Obrigatório para cães e gatos.

Válido por 10 dias após a data da emissão.

Carteira de Vacinação

Cães e gatos com 2 meses a 2 meses e 29 dias de vida: deve estar atualizada com vacinas programadas até a idade do animal.

 

Cães e gatos a partir de 3 meses de vida: deve estar atualizada e conter vacina antirrábica.

Todos os animais que possuam protocolo de vacinas. Obrigatório para cães e gatos.

As vacinas devem estar em dia.

 

Vacina antirrábica deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano em caso de cães e gatos a partir de 3 meses de idade.

Termo de Responsabilidade (cães e gatos menores que 4 meses de idade)

Para transporte de cães e gatos com menos de 4 meses de vida, é necessário assinar o Termo de Responsabilidade em relação ao transporte de animais sem o protocolo completo de vacinas. Acesse aqui o Termo de Responsabilidade, que deve apresentado já impresso e assinado para a GOLLOG no dia do embarque.

Cães e gatos com menos de 4 meses de vida completos.

A data de assinatura do termo deve ser a mesma data do transporte

GTA (Guia de Trânsito Animal)

Documento emitido pelo Ministério da Agricultura para autorização do transporte.

Aves, peixes ornamentais e animais silvestres.

O documento possui validade após emissão, podendo ser de 3 a 5 dias, a depender da espécie do animal. Consulte o caso específico para seu transporte.

Nota fiscal

Documento que comprova a origem e autorização de manutenção do animal pelo criadouro.

Quaisquer animais transportados em contexto comercial (compra/venda).

-


Voos internacionais*:

Atestado Veterinário (sanitário)

Deve constar que o animal está em boas condições de saúde e apto a viajar.

Deve ser emitido 10 dias antes da emissão do CVI.

Carteira de vacinação

Obrigatório apresentar carteira de vacinação atualizada.

A vacina antirrábica deve ter sido aplicada há mais de 30 (trinta) dias e menos de 1 (um) ano.

Certificado Veterinário Internacional (CVI) **

Certificado emitido para voos internacionais.

Válido por 60 (sessenta) dias corridos a partir da emissão.

Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) **

Certificado emitido para voos internacionais.

Válido por 60 (sessenta) dias corridos a partir da emissão.


*Atenção: A GOLLOG não atende pessoas físicas diretamente no transporte de cargas internacionais. Dessa forma, será necessário contratar um despachante aduaneiro ou um agente alfandegado, reconhecido pela Receita Federal. Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG pelo telefone: 0300-1-465564.

Cada país possui exigências específicas em relação a idade mínima aceita e documentações. Consulte nossa equipe sobre a especificidade do seu transporte.

** Deve ser apresentado Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou Certificado Zoosanitário Internacional (CZI).

Para mais informações, clique aqui e confira a página GOLLOG Animais!

 

10. Quais raças de cães e gatos não são transportadas pela GOLLOG?

Saiba mais

Animais braquicefálicos (de focinho curto) não são aceitas para transporte. Consulte seu veterinário de confiança para garantir que seu bichinho não apresenta esta condição. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Cães: Buldogue (em todas as suas variações), Boston Terrier, Boxer, Griffon de Bruxelas, Pug (em todas as suas variações), Chow Chow, Dogue de Bordeaux, Pequinês, Cavalier,King Charles Spaniel, Lhasa Apso e Shih Tzu.
  • Gatos: Burmês, Exótico, Himalaio e Persa.

Para mais informações, clique aqui e confira a página GOLLOG Animais!

 

11. Como posso transportar restos mortais com a GOLLOG?

Saiba mais

GOLLOG FUNERÁRIA é a nossa solução logística para o transporte de restos mortais humanos (urnas funerárias, ossadas e cinzas). O embarque e desembarque é prioritário, liberando em até 2h após a aterrissagem. É necessário realizar a reserva para embarque direto com a Gollog de origem.

O transporte de restos humanos em território nacional e para envio internacional deve seguir a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº. 33, de 08/07/2011), que dispõe sobre o Controle e Fiscalização Sanitária do Translado de Restos Mortais Humanos, que estabelece:

  • Restos mortais humanos embalsamados serão equiparados a carga comum, podendo ser transportados em viagens regulares de passageiros, tanto nacionais quanto internacionais.
  • O transporte em aeronaves comerciais com passageiros se fará, obrigatoriamente, nos compartimentos de carga inferiores (preferencialmente compartimentos traseiros).
  • Aqueles que apenas tenham preparo para conservação só poderão ser transportados em aeronave de carga ou especialmente fretados e em território nacional.
  • Os que se destinam a outros países só poderão ser transportados se estiverem embalsamados, com a documentação de exportação em ordem.

O controle sanitário do traslado de restos mortais humanos só será realizado pela ANVISA em casos de emergência em saúde pública ou situação que possa significar algum risco à população, com ênfase na disseminação internacional, ou que represente um perigo grave e direto.

A GOLLOG não realiza o transporte, quando a causa do óbito for encefalite espongiforme, febre hemorrágica, COVID-19 ou outra nova doença infectocontagiosa.

Para conhecer todas as regras e documentos para o envio, clique aqui.

 

12. Como faço para transportar perecíveis?

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São considerados perecíveis e deterioráveis aqueles produtos que tendem a deteriorar, decompor, estragar ou degenerar, como flores, plantas, doces, comestíveis em geral, vacinas, soros, pescados, frutas, produtos de origem animal, etc. Consideram-se perecíveis também jornais e revistas que tenham a mesma validade da data de envio. Devem ser cumpridas as exigências das autoridades correspondentes dos locais de origem, trânsito e destino. Também é preciso observar as limitações de peso e dimensões, identificações obrigatórias para o transporte.

Nenhuma mercadoria será aceita para transporte se apresentar sinais de dano ou violação. Mercadorias que despertem suspeitas de falsa declaração do conteúdo também não serão aceitas para embarque.

Mercadorias aceitas e que, posteriormente, apresentem indícios de irregularidade não serão transportadas e deverão passar pelos procedimentos de regularização ou suspensão do contrato de transporte. Todos os volumes precisam ser identificados com etiquetas ou marcações contendo o número do conhecimento aéreo, origem, destino, peso e número total de volumes. Toda mercadoria aceita deverá ser compatível com as aeronaves previstas em seu transporte.

O transporte só é realizado se a carga tiver prazo de validade de, no mínimo, 48 horas, declarado na data de embarque, em papel timbrado da empresa.

Para maiores informações ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG no telefone: 0300 1 465564 (custo de ligação local) ou clique aqui.

 

13. Como realizar o embarque de objetos de banda musical e cenário?

Saiba mais

Equipamentos eletrônicos e sonoros que, além de serem frágeis, apresentam peso e dimensões elevados possuem caráter de urgência. Os equipamentos precisam ser apresentados em até 2 horas antes do voo nacional (ou 3 horas para GRU/BSB e GIG) e 2 horas e 30 minutos antes do internacional (3 horas e 30 minutos para GRU/BSB e GIG), com a documentação liberada.

Qualquer irregularidade que ocorra no ato do embarque, da conexão ou do desembarque deve ser informada à Coordenadoria de Logística imediatamente, por meio de telefone, e formalizada via e-mail.

Para maiores informações ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG no telefone: 0300 1 465564 (custo de ligação local) ou clique aqui.

 

14. Como realizo o transporte de cargas em trechos internacionais?

Saiba mais

Para enviar sua carga para outros países, você deve contratar um agente de cargas para intermediar as operações com a companhia aérea e um despachante aduaneiro para realizar os processos legais junto à administradora aeroportuária e os trâmites aduaneiros perante os intervenientes do Comércio Exterior.

São quatros passos básicos para o transporte internacional:

  1. Entrar em contato com um dos agentes de cargas credenciados GOLLOG para obter uma cotação. Caso você não tenha um despachante aduaneiro para realizar os trâmites, informe seu agentes de Cargas. Ele poderá oferecer esse serviço
  2. Solicitar a reserva de espaço na data desejada e enviar os documentos para seu agente de cargas e despachante. Você receberá uma confirmação de sua reserva
  3. O agente de carga realiza a entrega da documentação à Gol e a carga deve ser entregue no aeroporto de origem.
  4. Após o desembaraço da carga, a Gollog se encarrega de colocar sua carga no avião para seguir para seu destino.

Na GOLLOG, a sua carga é entregue no destino com garantia e segurança. Aproveite e planeje o envio da sua encomenda hoje mesmo. Para mais informações, clique aqui.

 

15. Qual a forma de pagamento aceita para o transporte de cargas?

Saiba mais

O pagamento do frete nacional e das taxas pode ser feito na origem ou no destino, à vista (em dinheiro), no cartão de débito, no cartão de crédito ou faturado para correntistas GOLLOG.

No caso de envios internacionais, o frete é pago na origem ou no destino, mas tem sempre como intermediário um agente de carga aduaneiro. Isso porque a GOLLOG terceiriza o serviço de atendimento ao cliente e cada agente estabelece a forma de pagamento.

 

16. Como funcionam os processos de liberação de carga nos órgãos fiscalizadores, como a SEFAZ?

Saiba mais

É preciso informar o número do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) incluído e em qual posto fiscal a mercadoria está retida ou a inscrição estadual da empresa. Em algumas localidades, temos o representante SEFAZ em nossos TECAS, onde o processo é fornecer toda a documentação de transporte da carga para verificação/liberação. O representante SEFAZ efetua a consulta dos documentos e, havendo alguma irregularidade, a carga ficará retirada até que a pendência seja liquidada.

 

17. Como um terceiro ou um representante pode realizar a retirada de cargas (PJ e PF) nas bases?

Saiba mais

Esta pessoa deverá apresentar uma cópia simples do documento de identidade do destinatário e uma carta de autorização para a entrega ao portador.

 

18. A GOL transporta artigos perigosos?

Saiba mais

A GOL está homologada pela ANAC para o transporte de artigos perigosos. Devem ser despachadas e retiradas nas lojas GOLLOG e é exclusivo para expedidor/remetente Pessoa Jurídica.

Seguem as 9 classes de risco.

Lembrando que as classes 1, 2, 3, 4 e 7, com risco primário ou secundário, não serão aceitas para transporte sem prévia aprovação da GOLLOG.

  • Classe 1 – Explosivos (pólvora, dinamites, entre outros)
  • Classe 2 – Gases (nitrogênio, spray, entre outros)
  • Classe 3 – Líquidos inflamáveis (gasolina, tinta, entre outros)
  • Classe 4 – Sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas a combustão espontânea e substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis (enxofre, sódio metálico, entre outros)
  • Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos (água oxigenada, entre outros)
  • Classe 6 – Substâncias tóxicas e infecciosas (cloro, amônia, defensivos agrícolas, entre outros)
  • Classe 7 – Material radioativo (césio, uranio, cobalto, rádio fármacos, entre outros)
  • Classe 8 – Corrosivos (ácidos, baterias, entre outros)
  • Classe 9 – Diversos (gelo seco, produtos magnéticos, entre outros)

 

Para mais informações desse tipo de transporte, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG, pelo telefone 0300 101 2001 ou clique aqui.

 

19. Quais cargas são restritas para o embarque?

Saiba mais

Objetos de valor comercial, como joias, obras de arte, dinheiro, entre outros, são considerados cargas valiosas e, por isso, não são transportados pela GOLLOG.

Equipamentos eletrônicos usados ou seminovos só são transportados para conserto declarado, com nota fiscal correspondente. Já os equipamentos novos, com nota fiscal, podem embarcar normalmente.

Para maiores informações ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG no telefone: 0300 1 465564 (custo de ligação local) ou clique aqui.

 

20. O que é declaração de conteúdo e quando apresentar?

Saiba mais

A declaração de conteúdo é um documento que deve acompanhar todos os envios para os quais a nota fiscal não é exigida. Nossa legislação exige que qualquer mercadoria transportada entre estados e municípios possua nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Pessoa Física: Você deve preencher uma declaração de conteúdo padrão que está disponível em nosso balcão de atendimento.

Pessoa Jurídica: Você deve confeccionar uma declaração de conteúdo em papel timbrado e carimbo de CNPJ, discriminando o conteúdo do material sem fins comerciais.

Em ambos casos, para o uso deste documento nos certificaremos se a quantidade e segmento apresentados realmente estão isentos de NF.

Para maiores informações ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente GOLLOG no telefone: 0300 1 465564 (custo de ligação local).